Características dos imãs

O imã tem suas linhas de força, representando o campo magnético, partindo do polo norte para o polo sul. Estes atraem materiais ferromagnéticos como ferro, níquel e cobalto.
Os polos magnéticos de nomes diferentes se atraem e mesmo nome se repelem. Quando quebramos dois imãs ao meio obtêm-se dois novos imãs, cada um deles tendo dois polos magnéticos.
O polo norte de um imã aponta para o norte geográfico, e é atraído pelo polo sul magnético terrestre, e vice-versa em ambos os casos. Sabendo que o polo norte geográfico está próximo do polo sul geográfico e o polo sul magnético está próximo ao polo norte geográfico.
Podemos imantar (magnetizar) um material por indução, atrito e utilizando a corrente elétrica. Assim como submeter a altas temperaturas o material (atingindo o ponto de Curie) este perde suas propriedades magnéticas.

Objetivos:
Verificar as características de materiais ferromagnético;
Verificar as atrações e repulsões;
Testar a inseparabilidade dos polos;
Observar o que ocorre ao aquecer um material imantado.

Materiais utilizados:
Imãs;
Alfinete;
Fonte de calor.

Metodologia:
Corte o ima ao meio, verifique a atração e repulsão, repita o procedimento; Passe um alfinete pelo ima, do polo norte para o sul, repetidas vezes ( se o imã tiver o formato de disco utiliza a lateral);
Aproxime o alfinete imantado de outro material ferromagnético e observe os efeitos;
Aquece o alfinete e o aproxime do imã, observando o que acontece, espera-se que perca suas propriedades ferromagnéticas, por ser submetido a determinadas temperaturas, conforme Ponto de Curie.

Experimento sobre o ponto de Curie disponível em: