CONTEÚDOS E APLICAÇÕES:
Reflexões sobre a “Aprendizagem na Internet” e introdução:
Sobre a “Aprendizagem na Internet” há a palestra que pode nortear a busca pelos conceitos do eletromagnetismo.
Distribua os experimentos, com as respectivas datas que os grupos de discentes farão apresentação como o auxilio dos vídeos e roteiros experimentais.
Realize uma apresentação dos conteúdos, revisando os conceitos de eletricidade e relatando as aplicações do eletromagnetismo.
Aula 1:
A sugestão é que o docente utilize um experimento sobre as características do imãs em sala, entregue aos discentes o material necessário e realize com eles essa experimentação. A experiência deve ocorrer paralela à aula expositiva utilizando a apresentação sobre magnetismo, imantação e características dos imãs. Ao término dessa sequência poderá ser aplicada questões sobre as características dos imãs.
Aula 2:
Aula expositiva explicando sobre os primórdios relacionados a invenção da bússola e a experiência de Oersted associado a apresentação do experimento de construção de bússola feita pela professora e alunos. Na sequência pode ocorrer a apresentação experimental feita pelos alunos sobre o “Experimento de Oersted”. Espera-se que os alunos estejam aptos a realizar sondagem dos conhecimentos com aplicação de questões sobre a bússola e a experiência de Oersted.
Aula 3:
Aula expositiva explicando sobre o campo magnético. Apresentação experimental feita pelos alunos e professor sobre o eletroímã e experimentos feito pelos alunos utilizando uma campainha magnética. Aplicar questões sobre o campo magnético.
Aula 4:
Aula expositiva explicando sobre o indução e força magnética. Apresentações experimentais feita pelos alunos utilizando o motor de Faraday e corrente induzida. Aplicar questões sobre força magnética e indução.
Retomando:
Para Verificação de Aprendizagem poderá desenvolver um jogo de RPG com conteúdos do eletromagnetismo.